I use open source to help people evolve, I take pleasure in seeing people evolve
Foco no ambiente, acelerando o aprendizado!

Objetivo desse blogpost é compartilhar como geralmente faço para acelerar meu aprendizado em uma área que não tenho tanta experiencia e quero (e/ou preciso) ganhar mais experiência.
Quando entrei na área de tecnologia (desenvolvimento de software) não sabia praticamente nada e comecei estudar como poderia acelerar meu aprendizado, até que me deparei em um texto no reddit que falava sobre foco no ambiente, foi o extremamente difícil eu conseguir entender o que estava querendo dizer aquele texto, mas depois de dias lendo e relendo consegui absorver que deveria frequentar lugares onde tinha pessoas fazendo o que buscava aprender, assim aceleraria meu aprendizado. Como tinha acabado de chegar na área, não sabia o ambiente (locais) onde as pessoas desenvolvedora de software frequentava, depois de muita pesquisa me deparei com uma conferência de Python fora de São Paulo, e lá fui eu sair da zona de conforto, na emoção de ter achado essa conferencia, comprei passagem e hospedagem próximo à universidade que seria a conferência, assim que comprei comecei alimentar alguns bichos dentro da minha cabeça (medo do desconhecido e novo, quem sabe no futuro escrevo alguma coisa sobre o assunto):
…Chegando no limite da tecnologia, e agora para aonde vou?
Nós de tecnologia em geral, somos early adopter (gostamos de abraçar novas tecnologias, mesmo sem saber ao certo porque ela existe), quando falamos em desenvolvimento não é muito diferente.
- Por que não usamos o banco de dados X?
- Podemos usar a linguagem de programação Y!
- O serviço Z resolve 100% dos nossos problemas!
Vamos assumir que as afirmações acima estejam 100% corretas (lançamos o primeiro erro), a solução irá servir para "vida toda" ou daqui a alguns meses tenham que olhar para ela, porque batemos em algum limite da implementação, arquitetura ou da própria tecnologia?
…atleta nunca tenta descobrir seu limite, mas deseja superá-lo a cada instante

Constantemente recebo mensagem perguntando o que me fez mudar minha vida, praticar esporte, fazer academia, acordar 4:30am e outras coisas que acabo publicando que soa maluquice. Vou tentar responder alguns questionamentos.
- O que me fez querer mudar? Sair de uma vida muito sedentária para prática de esporte.
O estopim sem sombra de dúvida foi medo de morrer, após alguns exames no cardiologista recebi a notícia "nas últimas 2 horas tive 3 começo de infarto", sei o que é um infarto, mas o que é um começo de infarto?
…